Monday, February 07, 2011

Para meus avós!

Não sou boa com as palavras tampouco consigo escrever textos lindos como alguns amigos meus...mas precisava deixar registrado aqui uma singela homenagem à minha avó querida que partiu sábado, dia 05...na verdade o texto abaixo foi feito em 2006, época que lançava meu primeiro calendário, pouco antes do meu avô também partir...então serve de homenagem aos meus avós maternos que me deram a melhor mãe do mundo...agora os 3 são estrelas a me guiar!

"Desde criança sempre fui fascinada por calendários. O fato de possuir um instrumento capaz de medir o tempo me deixava eufórica. Quando ganhei meu primeiro relógio, então...Aí sim, podia fragmentar o dia em horas, as horas em minutos, os minutos em segundos. Uma especialização e tanto para os meus poucos 9 anos de idade.
Mas era no interior das Minas Gerais, quando íamos eu e minha família de férias, que me deliciava com a contagem do tempo. Lá, sem energia elétrica, o tempo podia ser medido pelo raiar do sol e pela aparição da lua que iluminava meu avô e suas sábias explicações. Meu avô, homem do campo, muito modesto em suas posses, mas rico em conhecimento, utilizava o calendário lunar em suas incursões pelo mundo dos legumes e das hortaliças. Preparava o solo, escolhia as sementes, plantava conforme a lua e suas facetas. Eu ficava encantada com tanta precisão poética.
Da minha avó veio o meu gosto pela moda. Costureira de mão cheia, nos tempos de visão boa, criava roupas perfeitas para minhas bonecas. Roupas feitas com tanto esmero que ainda hoje não encontro igual.
Este calendário é uma homenagem à Dona Margarida e ao Seu Antônio, ou à Dona Guida e ao Seu Aleixo...que me ensinaram mais do que sabiam e que ainda continuam sorrindo...
Neste calendário há um pedaço do meu mundo que compartilho com você...é simples, como esta história e feito à mão como a horta de meu avô..."

1 comment:

BLOG DA BIA said...

Nossa, que lindo! Só vi agora! O melhor de contar o tempo é perceber o ciclo em que ele ocorre: todos os dias, da mesma forma, a partir da lua ou do relógio, não importa... lá estarão o dia e a noite se revezando e nos renovando!